Gramado ou Canela, onde morar?

Primeiramente, é preciso desfazer a impressão da massa turística de que Gramado e Canela são uma coisa só. A verdade é que teve a oportunidade de passar mais tempo na região compreende as diferenças. Se esse não é o seu caso e você está pensando em morar ou comprar um imóvel em uma dessas cidades vamos te ajudar a responder a seguinte pergunta: Gramado ou Canela, onde morar?

Gramado ou Canela, onde morar?

Gramado ou Canela, onde morar?

PONTOS EM COMUM

Em primeiro lugar, as duas cidades são muito próximas. Só para ilustrar, veja a distância que separa o centro das duas localidades.

Gramado ou Canela, onde morar?

Dessa forma, perceba que após escolher entre uma delas, você ainda terá acesso à toda a estrutura da outra.

Em segundo lugar, fatores como serviços de segurança, saúde, educação, organização administrativa e oportunidades profissionais são igualmente positivos nas duas cidades. De fato, as duas cidades funcionam muito bem nesse sentido.

Assim, cabe a você priorizar as qualidades que quer ao seu alcance imediato.

GRAMADO

De antemão, Gramado é a cidade mais suntuosa do nosso país: ostenta boutiques, hotéis e restaurante extremamente luxuosos. Assim, aqueles simpatizam com astral “bon vivant” se encaixam melhor no contexto da cidade.

Por sua vez, se você vem para a região por questões profissionais, saiba que Gramado é onde incide a maior circulação de pessoas. Ao passo que Gramado promove uma quantidade imensa de feiras, congressos e eventos, o turismo e os negócios se beneficiam de forma muito natural.

Em síntese, Gramado é uma cidade para quem busca glamour, conforto, badalação e movimento.

Alguns Pontos Turísticos Notórios de Gramado

LAGO NEGRO

O Lago Negro é um ícone e um cartão postal de Gramado. Em contato direto com a natureza, é ótimo para uma caminhada matinal ou um passeio com mais vagar no final da tarde.

Curiosamente, as árvores que o decoram foram importadas da Floresta Negra na Alemanha, sendo este o motivo de seu nome.

RUA TORTA

gastar pouco em Gramado

Atualmente a Rua Torta vem atraindo uma infinidade de visitantes de todos os lugares. Com efeito, a rua ficou famosa por seu formato cheio de curvas e decoração peculiar, semelhantemente à, Lombard Street – célebre rua da cidade de São Francisco na Califórnia.

PRAÇA DAS ETNIAS

Antes de tudo, Gramado é uma cidade colonizada por civilizações europeias. Nesse sentido, construiu-se a Praça das Etnias para prestigiar aqueles que deram início à construção e ao desenvolvimento dessa cidade maravilhosa que conhecemos.

Assim, a praça presta homenagem aos imigrantes italianos, alemães e portugueses de outrora, através de uma arquitetura minuciosa. Além disso, há feira de artesanato e peças de museu expostas no local. Não só artigos de souvenir, mas também produtos coloniais de primeira qualidade.

CANELA

Por outro lado, Canela é uma cidade com 45 mil habitantes (10 mil a mais do que Gramado) e com maior extensão territorial. À primeira vista o que se nota é que a cidade apresenta mais recursos ambientais, genuínos, sustentáveis, de ordem eminentemente natural.

Portanto, se você possui um caráter sossegado, se é adepto a um estilo de vida mais simples e tem preferência por oferta de bens de consumo e serviços mais singelos, vai preferir Canela.

Sob o mesmo ponto de vista, Gramado é mais popular aos olhos dos visitantes e tem uma concentração turística intensa na zona central.

Assim, o trânsito da cidade, bem como a circulação de pessoas são realmente intensos. Logo, se você é uma pessoa que busca fugir do movimento excessivo, vai se alinhar melhor à rotina canelense.

Sobretudo, Canela é a cidade para quem preza qualidade de vida e tranquilidade.

Alguns Pontos Turísticos Notórios de Canela

BONDINHOS AÉREOS

Com três estações, os bondinhos proporcionam uma vista deslumbrante da Cascata do Caracol e da floresta de araucárias típica da região serrana. As cabines são fechadas, cabem até oito pessoas e foram importadas da Suíça.

PARQUE DO CARACOL

A Cascata do Caracol é a maior referência e símbolo de Canela e a visita é obrigatória para quem vem aqui. Tem aquela foto de cartão-postal que toda a família vai gostar, mas há trilhas que levam mata adentro e revelam novos ângulos da cascata.

ESTAÇÃO CAMPOS DE CANELLA

Resgatando a história de Canela e sua relação direta com trens e trilhos, o espaço revitaliza a histórica Estação Férrea e constrói um espaço de cultura e entretenimento, lojas e um centro de gastronomia com cafés, cervejarias e restaurantes.


Por fim, agradecemos à sua atenção e esperamos ter esclarecido as suas dúvidas sobre essas duas cidades tão deslumbrantes.

Até a próxima.

Gramado ou Canela, onde morar?